Uma viagem de carro pelo Uruguai pode ser mais que surpreendente para você e sua família. O país é o segundo menor da América do Sul e, por isso, é possível percorrer boa parte do território e conhecer pequenas cidades nas redondezas dos destinos mais procurados pelos viajantes.
Montevidéu (A capital)
Um destino certo para quem visita o Uruguai. A Praça Independência, o Teatro Solís e o Mercado do Porto são pontos que valem muito a visita para descobrir sobre a arquitetura da cidade, a história e degustar o melhor da gastronomia uruguaia. Dois dias são suficientes para desbravar a cidade até partir para o próximo destino no roteiro.
Punta del Este (131 km de Montevidéu)
Cidade onde fica um dos mais famosos monumentos do Uruguai, o Monumento ao Afogado. Mas não é o único! Durante o verão, as praias são o grande destaque e durante os dias mais frios, visitar os restaurantes da cidade não decepciona. Mas em todas as épocas do ano também tem opções de museus, cassinos e bares.
Punta del Diablo (290 km de Montevidéu)
O vilarejo de pescadores tem um clima bem despojado, com o ritmo mais tranquilo. Com antiquários e praias mais vazias. O cenário é bem diferente e conta com cabanas rústicas no cenário bucólico. A Playa de los Pescadores, Playa del Rivero e Playa de la Viuda são algunas das mais bonitas.
Veja os requisitos para entrar no país
O Uruguai reabriu suas fronteiras aéreas e terrestres para o turismo internacional no dia 1º de novembro de 2021. Desde 1º de abril de 2022, não é mais preciso fazer teste para entrar. Basta comprovar vacinação completa com qualquer vacina aplicada no Brasil. Quem não tiver vacinação completa pode entrar com teste.
Uruguai aberto para brasileiros: requisitos para entrar
Brasileiros entram no Uruguai com carteira de identidade (RG) original ou passaporte. Não é preciso vacinação contra febre amarela.
No que se refere à covid, o Uruguai está aberto para brasileiros com esquema completo de vacinação (duas doses ou dose única) de qualquer vacina aplicada no Brasil. Caso a dose única ou segunda dose tiver sido tomada há mais de 9 meses, é necessário comprovar uma dose de reforço.
Quem não tiver vacinação completa pode entrar com um teste de antígeno negativo coletado dentro das 24 horas antes do embarque ou teste PCR coletado dentro das 72 horas antes do embarque.
Além disso, o Uruguai exige seguro-viagem com cobertura para covid para todos os dias da viagem.
Desde o fim de agosto de 2022 não é mais exigida a declaração juramentada.
Crianças até 5 anos estão dispensadas da vacinação e do teste.
Não há diferença de exigências para quem entra por via aérea ou via terrestre. Os requisitos são idênticos.
Benefícios fiscais para turistas 2021/2022
Simultaneamente à reabertura das fronteiras, o Uruguai reativou o esquema de isenção e devolução de IVA (o ICMS deles) para turistas.
Estes benefícios valem até 30 de setembro de 2022:
Isenção do IVA em hospedagem em hotéis
Vale para pagamento em espécie ou cartão.
Basta provar que está no Uruguai há menos de 60 dias (mostre o carimbo do passaporte ou, se tiver entrado com RG, a papeleta de entrada).
A alíquota de IVA para hospedagem no Uruguai é 10%.
Devolução de 9% de IVA em restaurantes
Vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).
Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.
Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.
Devolução de 9% de IVA em locação de carros
Também vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).
Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.
Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.
Evite fazer pré-pagamento de locação de carro no Uruguai: para o desconto aparecer, a operação precisa ser feita com uma maquininha que esteja conectada ao sistema da Receita uruguaia.