Travel, Uncategorized

1° Seminário Capixaba de Fomento ao Lúpulo e da Cadeia Cervejeira

Na última sexta-feira (05 de Agosto 2022), a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro com a Serra Brasilis Turismo se fizeram presente no Espírito Santo, na cidade de Viana, onde se realizou o 1° Seminário Capixaba de Fomento ao Lúpulo e da Cadeia Cervejeira, para compartilhar o case de sucesso da Rota Cervejeira do RJ em prol do desenvolvimento turístico e econômico da região. Um evento que visa colocar a cidade como referência na produção de cervejas no Estado.

O seminário marcou o lançamento do 1° Polo Cervejeiro PÚBLICO do país localizado em Viana. Por meio dele, o município dará vários incentivos para empreendimentos como pousadas, cervejarias e lojas para atender aos turistas e visitantes já a partir deste ano.

Isso tudo pensando no impacto do projeto na cidade: a geração de emprego e renda para o vianense. Em prol deste objetivo, o município criou a zona especial de agroturismo, uma região que compreende Viana Sede, a localidade de Jacarandá, e segue até Araçatiba, uma região que atualmente vive de agropecuária e terá a possibilidade de receber um desenvolvimento voltado para o turismo. Por meio dos investimentos, será possível ter acesso a um turismo de experiência diferenciado, com eventos de colheita do lúpulo e malte, visita à produção desde o processo industrial até o produto final, além de grandes festivais de cerveja.

Todos os investimentos serão viáveis por meio do lançamento de um fundo de aval que vai disponibilizar R$ 15 milhões para empreendedores que quiserem investir no polo.

Neste primeiro momento, serão selecionadas cinco cervejarias por meio de um edital para receberem incentivos para a instalação de cervejarias, como terreno, galpão e subsídios. Todo polo será constituído nos primeiros cinco anos a custo zero com relação a taxas e impostos para os empreendedores como um grande incentivo para quem quer investir na cidade.

Além do polo, Viana terá o Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva). Em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o município vai criar um centro que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.

O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos. A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *