Passageiros com embarque a partir de 0h00 do dia 18/08/2022 devem apresentar passaporte válido com o devido visto físico, emitido no consulado mexicano ou na embaixada do país. Para isso, é preciso realizar o agendamento e comparecer ao local munido de toda a documentação exigida. O agendamento pode ser feito neste site (https://citas.sre.gob.mx/).
A decisão foi oficializada por meio da publicação no Diário Oficial do governo mexicano e altera a medida que estava em vigor, que envolvia somente uma autorização eletrônica.
É necessário, ainda, ficar atento aos documentos a serem preenchidos antes da viagem. O primeiro é o Formulário de Imigração Múltipla (FMM), que precisa ser impresso em duas vias, e os Dados de Identificação, relacionados à Alfândega, também a ser impresso antes da chegada ao aeroporto, para o voo.
A notícia traz novidades em todo o processo. Para começar, quem quiser o visto terá de ir até as unidades do consulado mexicano nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro ou, então, se dirigir à embaixada, em Brasília (DF). Pelo menos por enquanto, não é possível obter o documento on-line.
Ao mesmo tempo, todos(as) terão de pagar uma taxa de US$ 48. Hoje, o valor corresponde a mais ou menos R$ 250. No entanto, tenha em mente que o valor pode mudar pra cima ou pra baixo por conta da oscilação do câmbio.
Atenção: o Instituto Nacional de Migración informou que os vistos eletrônicos emitidos antes de 18/08/2022 permanecerão válidos até o final de sua validade (30 dias). Ou seja: quem obtiver o visto eletrônico para o México até 17/08/2022, poderá usá-lo até 16/09/2022. Por outro lado, caso você precise emitir um visto com urgência, encaminhe a solicitação aos consulados do Rio de Janeiro (tramite@sre.gob.mx) e São Paulo (faleconoscosp@sre.gob.mx) ou para a embaixada em Brasília (consuladomexbra@sre.gob.mx).
Isentos do visto
De acordo com o governo mexicano, ficam isentos da exigência de visto cidadãos brasileiros com residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, países que pertençam ao Espaço Schengen e países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru), ou que tenham visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.
PASSO A PASSO PARA TIRAR O VISTO PARA O MÉXICO
De modo geral, as etapas são bastante simples. Porém, como se trata de uma medida nova, é preciso ter paciência, sobretudo em função do grande volume de pessoas e, também, à escassez de algumas informações.
- Acesse o site sre.gob.mx. Vai aparecer uma mensagem em espanhol perguntando se você está a fim de realizar algum trâmite no México ou por meio de algum consulado. Clique nesta última opção (será o quadradinho da direita).
- Você terá de clicar em “crear cuenta” para criar um cadastro. Uma ficha deve aparecer na tela, solicitando dados como nome, país, e-mail e em qual consulado você deseja ir, entre outros. Você também vai precisar definir uma senha. Pense em uma senha forte, de preferência com caracteres especiais e números, pois o sistema não aceita senhas consideradas “fracas”.
- Fique de olho no e-mail que você utilizou para fazer o cadastro. Isso porque você terá de validar a sua conta para poder dar sequência ao processo.
- Agende quando será a sua ida até o consulado ou embaixada. Para tanto, clique no botão “Programar”. Vai aparecer na tela o endereço do consulado localizado na cidade que você selecionou no cadastro. Clique em “Seleccionar”, depois em “Aceptar” e, em seguida, em “Continuar”.
- O sistema vai pedir que se inclua a Clave Única de Registro de Población, que é como o RG para os(as) mexicanos(as). Como estrangeiros(as) não têm este número, clique na opção “Agregar manualmente” e insira os dados que forem solicitados. Detalhe: tenha o passaporte em mãos. Nota: fizemos o passo a passo até aqui, mas o sistema parecia não aceitar as informações e, portanto, não permitiu que seguíssemos. Vamos continuar tentando para atualizar as informações a partir desta etapa.
- Conforme aparece no próprio site do consulado do México, os(as) interessados(as) devem ir até o consulado ou embaixada no dia estipulado. Entretanto, é preciso levar o número do agendamento e alguns documentos. Entre eles estão o formulário de solicitação do visto com foto 3×4, comprovação do pagamento da taxa e original e cópia de alguns documentos. São eles: passaporte; comprovante de emprego e contracheque ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), ambos dos últimos três meses; extratos bancários (também dos últimos três meses); e documentos que comprovem a posse de um imóvel (se houver). Algumas informações sobre isso são citadas aqui.
Pode ser importante saber
- Conseguiu o visto? Maravilha! Ele terá validade de 180 dias a partir da data de emissão, OK?
- No momento da entrevista, menores de 18 anos precisam estar na companhia de ambos os pais. Os(as) responsáveis, por sua vez, terão de apresentar comprovação de filiação. Isso inclui original e cópia das identidades dos pais e a certidão de nascimento dos(as) filhos(as).
- Cumpra todas as etapas com atenção, já que o visto pode ser negado caso a pessoa não porte algum documento, por exemplo. Mas, se isso acontecer, sem desespero: você pode fazer um reagendamento e passar por uma nova análise após 90 dias.
POR QUE A GENTE VAI TER QUE TIRAR VISTO PARA O MÉXICO?
Segundo o governo mexicano, a medida tem a ver com o fato de que muitos(as) brasileiros(as) estavam trabalhando de forma ilegal no país. Embora a publicação no Diário Oficial não mencione, acredita-se que a decisão também tenha sido tomada devido à grande quantidade de pessoas tentando cruzar clandestinamente a fronteira para os Estados Unidos.
Sendo assim, cabe ressaltar que quem chega ao México, ainda que em uma viagem de negócios, não tem autorização para realizar atividades remuneradas.